O poder das frutas por Priscila Arcanjo

Saúde

O nosso país é rico em variedades e produção de frutas, porém por conta do dia a dia (a vida corrida dos brasileiros), muitas pessoas esquecem de consumi-las.

Outro motivo que contribuem com a diminuição desse consumo são os mitos que apareceram de uns tempos pra cá, como o caso da frutose ser vilã.

 

 

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A frutose, é a última coisa que você deverá se preocupar em relação as frutas. Antes disso você deve saber que as frutas são fontes ricas em fibras, água, vitaminas e minerais, essenciais, para o bom funcionamento o intestinal, sistema imunológico, prevenção de doenças, retardo de progressão de algumas doenças como o Alzheimer e recuperação. Pode ser um ótimo aliado para refeições de pré e pós treino ou até mesmo servir se estratégias para ser consumida durante provas de longas distâncias como corrida ou triatlo.

Para quem não sabe a frutose nada mais é que um carboidrato, que está presente no açúcar das frutas, a frutose é transportada para o fígado onde será convertida a glicose, que estará disponível na corrente sanguínea. Parte dela poderá ir  para o fígado e outra parte para os músculos para gerar energia e auxiliar em outros processos que o nosso corpo precisa.  tv catia fonseca O poder das frutas por Priscila Arcanjo

Já houve reportagem dizendo que a frutose é uma vilã, que pode causar obesidade e até mesmo cirrose. Vale lembrar que todo tipo de consumo excessivo é prejudicial à saúde. Em ambos os casos isso só aconteceria se tivesse um consumo extremamente excessivo. Pois o elevado consumo de frutose é associado com o aumento de índice de obesidade, alterações no perfil lipídico e na resistência à insulina. Porém as frutas não são as únicas fontes de frutose, o xarope de milho encontrado em diversos produtos industrializamos é fonte e contém alto teor e muitas vezes é mais consumido do que a própria fruta. Ele é encontrado em refrigerantes, sucos artificiais, cereais matinais, molhos, etc.

 

 

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Recomendo o consumo de frutas diariamente, pelo menos 3 tipos diferentes. Esse consumo reduz os riscos de doenças cardiovasculares e câncer.

É sempre recomendado que se coma a fruta ao invés de ingerir o suco, para aproveitar mais as vitaminas, minerais e principalmente fibras que nelas contem que vão auxiliar na função intestinal.

 

 

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Priscila Arcanjo é nutricionista voluntária do grupo “Outra Fé”.
Outra Fé: É uma equipe de corrida com o propósito de incentivar
as pessoas a prática esporte e mostrar que o esporte salva vidas.
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