Novembro azul: Câncer de próstata

Saúde

O mês de novembro é conhecido como o mês mundial de combate ao câncer de próstata, o câncer mais comum entre os homens. Este é, também, um dos tipos de câncer com maior incidência de morte, cerca de 28,6% da população masculina desenvolve neoplasias malignas. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos decido ao câncer de próstata.

 

VEJA TAMBÉM: Prisão de ventre por Dr. Eduardo Grecco

 

Entre os sintomas vale destacar que na fase inicial não se apresentam sintomas evidentes, porém, com o passar do tempo os mesmos podem se agravar e chegar a dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. tv catia fonseca Novembro Azul: tire suas dúvidas sobre o câncer de próstata!

 

 

Já os fatores de risco podem estar associados ao histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), a raça (homens negros tem incidência maior) e, principalmente, a obesidade.

Para prevenir e tratar é preciso de um diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, os homens com idade superior aos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem esses fatores, devem ir ao urologista um check-up geral, Fazer o exame de toque retal, permite que o médico avalie as alterações da glândula, por exemplo. Outros exames também poderão ser solicitados, caso haja uma suspeita de câncer. A indicação de tratamento irá depender do grau da doença, assim como o estado de saúde atual do paciente.

É importante conscientizar a população masculina! É importante prevenir-se!

 

 

Dr. Bruno Matias é médico especialista em Cirurgia Geral e Urologia.
Contato
Site: https://institutolerner.com.br/