Calor e sol podem ser vilões para quem sofre de enxaqueca

Saúde

Na estação mais quente do ano, o verão, as pessoas passam mais tempo expostas a luz solar e as altas temperaturas. As horas a mais na praia ou na piscina podem agravar quem sofre de enxaqueca. É nessa época do ano que as crises de enxaqueca aumentam em 10% e motivos não faltam. Para começar, o calor por si só já leva a uma dilatação dos vasos sanguíneos na cabeça e o baixo consumo de água, sucos naturais e chás pode causar desidratação, que favorecem o aparecimento da enxaqueca.

Tv Catia Fonseca Calor e sol os vilões da enxaqueca É também nos meses mais quentes do ano que as pessoas mais tiram férias e viajam e, com isso, acabam alterando a rotina de seu dia a dia: poucas horas de sono, pausa na atividade física, jejum prolongado, aumento no consumo de bebidas alcoólicas e uma alimentação mais gordurosa são hábitos que contribuem para a aparição da enxaqueca.

De acordo com a neurologista Dra. Thais Villa, para se evitar as crises de enxaqueca no verão, o ideal é que as pessoas utilizem chapéus, bonés, óculos escuros e estejam em ambientes ventilados, além de se manterem hidratadas. Mas se ela vier, afaste-se do sol e procure sombra e água fresca imediatamente. “A indicação é ir para um local sem claridade e sem barulho, se hidratar e não se automedicar”, explica a especialista.

Tv Catia Fonseca Calor e sol os vilões da enxaqueca

VEJA TAMBÉM:
Férias de janeiro detox da Booking.com

 

A médica alerta que a automedicação é frequente entre os brasileiros e que o uso excessivo de analgésicos, sem prescrição médica, pode desencadear outros problemas e mascarar outras doenças. “Para alguns casos indicamos tratamentos não medicamentosos, como mudanças no estilo de vida, compressas geladas no local, o uso da toxina botulínica e o uso da neuromodulação”, ressalta.

Tv Catia Fonseca Calor e sol os vilões da enxaqueca

Com diversas opções de tratamento disponíveis, a enxaqueca não é desculpa para ninguém não aproveitar o verão. “Se a enxaqueca persistir, o indicado é procurar um especialista para a prevenção das crises”, completa a neurologista.

Tv Catia Fonseca Calor e sol os vilões da enxaqueca

Tv Catia Fonseca Calor e sol os vilões da enxaqueca Dra. Thais Villa  Dra. Thais Villa é neurologista