Gâteau dos Reis da chef Ana Paula Novaes

Doces

Esse gâteau que veio da França, tem uma tradição que escondia-se uma fava de feijão dentro do gâteau e quem encontrasse seria nomeado “Rois Du jour“, ou rei por um dia, e teria seus desejos atendidos. A tradição foi mudando com o tempo e se popularizando, os feijões foram trocados por joias e objetos de porcelana, e hoje são mais comuns os objetos de plástico. Esse gâteau é vendido no mês de janeiro na França.

A chef Ana Paula Novaes ensina você a preparar essa iguaria deliciosa para saborear com a família, veja a receita!

tv catia fonseca gâteau dos reis bolo rei
VEJA TAMBÉM: Coxinha de tapioca com queijo branco da ex-Master Chef Aritana Maroni

 

Ingredientes

Massa

  • 170 g de manteiga
  • 50 ml de água flor de laranjeira
  • Raspas de uma laranja e um limão
  • 4 ovos
  • 6g de sal
  • 10g de fermento fresco (de padeiro)
  • 30g de açúcar
  • 400g de farinha de trigo

Decoração

  • 2 colheres de sopa de açúcar confeiteiro ou granulado
  • 100g de fruta cristalizada

 

Modo de preparo

Despeje a farinha na tigela. Faça um buraco no qual você derrame o açúcar, o sal. Diluir o fermento fresco em 2 colheres de sopa de água morna ou leite morno. Adicione-o à farinha, bem como os 4 ovos, a flor de laranjeira, as raspas de laranja e limão. Misture a mão ou com batedeira por cerca de 3 minutos até obter uma massa elástica. Adicione a manteiga em pomada por 3 a 4 minutos.

 

a Cubra o recipiente com papel filme. Deixe a massa crescer na parte mais quente da cozinha. Deve aproximadamente dobrar de tamanho. Despeje a massa em um prato, Coloque o papel filme em cima da massa em contato e deixe descansar na geladeira durante a noite. Coloque-a na bancada, faça uma bola e trabalhe alguns instantes para eliminar o gás de fermentação e forme uma bola. Cavar um buraco no meio da massa com a mão para formar o formato de uma coroa.

a

Adicione um pouco de farinha, se necessário,amplie o orifício central o suficiente para que ele não feche durante o cozimento. Pincele em cima da massa com uma mistura de ovo e sal. Decore com o açúcar granulado (ou açúcar confeiteiro) e a fruta cristalizada que é pressionada levemente para segurar durante o cozimento. Cubra com um pano limpo e deixe-o crescer na parte mais quente do ambiente. Quando o brioche estiver bem cozido, asse em forno pré-aquecido a 175 ° C durante cerca de 20 minutos.

 

 

tv catia fonseca gâteau dos reis bolo rei por Ana Paula Novaes Ana Paula Novaes é chef de cozinha. 
Redes Sociais 
Instagram: https://www.instagram.com/chefanapaulanovaes/ 
Facebook: https://www.facebook.com/chefanapaulanovaes/