Descubra como estimular seu filho com um quarto montessoriano

Dicas

Você já conhece o método montessoriano de montar quartos para o seu filho? Em 1907, a educadora italiana Maria Montessori desenvolveu a ideia de um ambiente que fosse mais criativo e, ao mesmo tempo, educativo, assim estimulando a autoeducação da criança.

Foto: Reprodução Pinterest

Mas o que um quarto montessoriano tem que diverge de um quarto normal infantil? O diferencial está na hora da montagem, onde o espaço deve ser estruturado de acordo com a altura da criança, colocando os elementos em uma posição que possam ser alcançados por ela, assim podendo circular livremente pelo quarto e explora-lo à vontade.

Para montar um quarto montessoriano para o seu filho, é preciso substituir o tradicional berço por apenas um colchão no chão, que irá oferecer liberdade para a criança, que pode se levantar e deitar a hora que quiser. Além disso, é preciso se atentar sempre à altura dos brinquedos para não deixar nem muito altos, nem muito baixos, pois o ideal é que o espaço abranja todo o campo visual de seu filho.

Se você está pensando em colocar essa ideia em prática, é importante também afixar uma barra na parede para os bebês que ainda não começaram a andar, ou que tenham dado os primeiros passos recentemente, assim facilitando que a criança fique de pé e também seja estimulada a andar. Outra dica legal é fazer uma espécie de rodízio com os poucos objetos do quarto, para evitar a monotonia e despertar a curiosidade nos pequenos, sendo a troca ideal a cada 15 dias.

No geral, como os móveis e objetos são colocados de acordo com a visão ótica da criança, isso estimula um desenvolvimento motor, psíquico e intelectual por parte dela. Se você gostou da ideia, comece agora mesmo a planejar o quarto montessoriano do seu filho!

 

  Redação TV Catia Fonseca