Dicas para amenizar e eliminar cicatrizes por Dr. Suzy Vieira

Estética

Cicatrizes de acne, cirurgias, acidentes, queimaduras. Não são poucas as pessoas que sofrem com estas marcas na pele. Elas acabam sendo um empecilho à vaidade, levando, inclusive muita gente ao constrangimento e à baixa autoestima.

Segundo a cirurgiã plástica Suzy Vieira, as cicatrizes são um processo natural -e esperado – na regeneração da pele, em resposta às agressões que gerem a perda da sua continuidade. Entretanto, algumas pessoas podem apresentar cicatrizes patológicas ou inestéticas, como os queloides e as cicatrizes hipertróficas – aquelas que têm um relevo um pouco mais alto.



VEJA TAMBÉM: Cicatrizes de prótese de silicone: Por onde ele pode ser colocado? – por Dra Suzy Vieira

“Nestes casos, as marcas adquirem um aspecto elevado, de coloração escurecida, muitas vezes com sintomas como dor e prurido. O queloide é uma doença de origem genética que, infelizmente, não tem cura, mas possui algumas opções de tratamento, como o laser de CO2 fracionado e a injeção de corticoides”, explica a médica.

A seguir, Suzy Vieira fala sobre as dúvidas, cuidados e apresenta alguns tratamentos para eliminar as cicatrizes.

Tv Catia Fonseca cicatrizes Queloide
Por que algumas cicatrizes desaparecem e outras não?
Na verdade, todas as cicatrizes são consideradas definitivas. Ocorre que algumas têm uma qualidade tão boa que se tornam imperceptíveis. A qualidade e o aspecto de uma cicatriz dependem de uma série de fatores, como sua posição, a profundidade, causa, forma como foi tratada, presença ou não de infecção, dentre outros. Vale lembrar que mesmo as cirurgias plásticas deixam cicatrizes, o diferencial é que planejamos o seu posicionamento para que estejam em um local de fácil disfarce, em uma posição favorável. Além disso, elas são tratadas com uma técnica especial visando um aspecto o mais delicado possível.



Quais são as fases da cicatriz?
As causadas por cirurgia e que evoluem satisfatoriamente mostram-se bem finas no início. Mas, com cerca de um mês, tornam-se avermelhadas e mais grosseiras, essa é uma fase de sua evolução. Após três ou quatro meses, começam a adquirir o seu aspecto final, tornando-se novamente mais finas e claras, quando evoluem bem, ou grossas e escuras quando se tornam patológicas e precisam de tratamento.

Tv Catia Fonseca cicatrizes Cicatriz na barriga
Existe algum tipo de pele mais suscetível às cicatrizes?
Todas as peles são suscetíveis, já que a cicatriz é um processo natural. Mas as cicatrizes inestéticas são mais comuns nas raças negras, amarelas ou nos mestiços. É uma questão hereditária e remete a espessura da derme – uma das camadas da pele – que é, digamos, mais grossa nestas raças.
Existem áreas do corpo mais suscetíveis a cicatrizes?
Regiões com pele mais espessa, como o dorso, áreas de dobras como os joelhos e áreas sujeitas à tensão frequente tendem a apresentar cicatrizes de pior aspecto, geralmente alargadas. Quanto aos queloides, áreas como dorso, o tórax, a região dos deltoides (nos braços) e as orelhas, possuem mais chance de apresentá-los.

 

Tv Catia Fonseca cicatrizes Cicatriz no braço

Há comportamentos que podem tornar mais fácil o surgimento de cicatrizes patológicas e inestéticas?
Sim. O esforço excessivo sobre a cicatriz, o sol, o tratamento inadequado nos seus primórdios, a presença de infecção e as circunstâncias que a causaram podem determinar o tipo de cicatriz que se formará.

Perda da elasticidade da pele e falta de hidratação também podem contribuir para o surgimento de cicatrizes?
Certamente. A hidratação e os cuidados com a pele são muito importantes para o aspecto da cicatriz. Uma pele bem tratada, devidamente higienizada e hidratada, tende a proporcionar cicatrizes de melhor aspecto. Inclusive a massagem sobre as cicatrizes com hidratantes e óleos ajudam a melhorar. Por outro lado, peles ressecadas, maltratadas, pessoas desnutridas e com deficiência de proteína têm dificuldade de cicatrizar, além de criar um aspecto pior das marcas.

 

Quais cuidados devem ser tomados assim que ela se forma e para amenizar sua aparência?
Hidratar e tratar a pele, massageando a cicatriz com hidratantes ou óleos. Evitar esforço excessivo sobre a cicatriz e a exposição ao sol por, pelo menos, três meses. As cicatrizes respondem muito bem à compressão, portanto o uso de cintas ou fitas compressivas (normalmente de silicone) ajuda a prevenir formações inestéticas. Em alguns casos, prescrevemos os corticoides tópicos ou mesmo injetáveis para melhorar o aspecto da cicatriz.



Quanto mais nova a cicatriz, mais fácil de tratar?
As cicatrizes são beneficiadas com o passar do tempo, ou seja, quanto mais antiga, melhor tende a ser o seu aspecto. Entretanto, os cuidados precoces irão proporcionar a melhora mais rápida ou mesmo a prevenção das cicatrizes patológicas.

Tv Catia Fonseca cicatrizes Remoção de cicatriz
Quais são os tratamentos mais indicados para melhorar a aparência das cicatrizes?
Laser de CO2 fracionado – O laser age sobre as cicatrizes reestruturando suas fibras, melhorando sua coloração, deixando-as mais homogêneas e esteticamente melhores. É realizado no próprio consultório em sessões mensais. Geralmente de três a cinco sessões são suficientes.

Beta terapia – Trata-se da aplicação de uma radiação sobre as cicatrizes recém-formadas com o intuito de prevenir o seu crescimento exagerado. É muito indicada para pessoas que sabidamente têm cicatrizes hipertróficas ou queloides. É realizada em clínicas especializadas e normalmente são feitas aplicações diárias, por sete a dez dias. O índice de sucesso não chega a 100% mas é uma ótima opção de tratamento.



Ressecção (remoção cirúrgica) – Neste caso, retiramos a cicatriz existente e deixamos outra, planejada e realizada de maneira a ter um aspecto mais adequado. É a troca de uma cicatriz por outra “mais bonita”.

VEJA TAMBÉM: Camuflagem de olheiras com tatuagem

Injeção de corticoides – É a aplicação de medicamentos na cicatriz já formada para inibir seu crescimento exagerado e diminuir seus sintomas, como dor e prurido. Deve ser realizada no consultório, em sessões mensais. Geralmente de três a quatro sessões.

Cremes e pomadas vendidos na farmácia podem ajudar a amenizar a aparência das cicatrizes?
Sim. A própria massagem, independentemente do produto utilizado já ajuda. Não existe, entretanto, um produto milagroso. Porém, podemos, sim, melhorar o seu aspecto. Algumas pessoas já têm a tendência a formá-las de melhor qualidade, mas não existe nada que possa garantir a remoção da cicatriz.

No caso dos cremes, quais seriam os ativos mais indicados para amenizar cicatrizes?
Os hidratantes, as vitaminas C e E, o silício orgânico, os corticoides, os óleos como os de rosa mosqueta e semente de uva dentre outros.

 

Tv Catia Fonseca cicatrizes Dra. Suzy Viera  Dra. Suzy Viera é cirurgiã plástica - CRM:92.331 
Contatos 
Facebook: https://www.facebook.com/drasuzyvieira/ 
Site: www.suzyvieira.com.br