Diversidade nas empresas por Rodrigo Credidio

Saúde

No ambiente corporativo, saber conviver com a diversidade humana é um diferencial e traz benefícios que vão além de um convívio harmonioso. Essa é a conclusão de algumas pesquisas que vem sendo realizadas recentemente e cujos principais resultados compartilharemos neste artigo.

VEJA TAMBÉM:
Em tempos de guerra, que haja paz por João Gonsalves

 

A preocupação em se formar times diversos, plurais, tem sido uma das questões mais presentes na rotina da área de Recursos Humanos. Isto porque a diversidade traz resultados melhores para as empresas! Não, não é papo de consultor de inclusão. É fato. Segundo estudo feito em 2017 pela consultoria norte-americana McKinsey, há uma alta e direta correlação entre diversidade organizacional e performance empresarial e financeira. Este estudo ouviu mais de 1.000 empresas em 12 países diferentes. E as duas principais constatações foram as seguintes:

  • Empresas com mais equilíbrio entre homens e mulheres em cargos de liderança apresentaram 21% mais lucratividade;
  • Empresas com mais pessoas de culturas e raças diferentes em posições gerenciais tiveram 33% mais impacto em sua lucratividade;
Tv Catia Fonseca Como o mundo dos negócios lida com a diversidade? Rodrigo Credidio Um outro estudo conduzido desta vez pela consultoria EY (Ernst & Young) no ano de 2018 com 2400 empresas, descobriu que organizações com “equipes plurais”, ou seja, com diversidade na sua composição, conseguem ter 40% mais chances de apresentar crescimento sustentável ao longo do tempo e 50% mais chances de maior colaboração e sinergia entre as pessoas.

Talvez a frase clichê mais ouvida por executivas e executivos que querem que suas empresas continuem crescendo mais que a concorrência seja a de “pensar fora da caixa” ou de “pensar diferente”. Ora, para que haja pluralidade nas ideias, nada mais óbvio que haja diversificação no quadro de funcionários(as).

 

Tv Catia Fonseca Como o mundo dos negócios lida com a diversidade? Rodrigo Credidio

 

Já era mais que hora de a diversidade humana ser vista como fator estratégico e de gerador de crescimento e valor para as empresas. E a tendência é que a nova moeda de mercado seja a diversidade de seus talentos. Não apenas para as grandes empresas multinacionais, mas para as organizações nacionais também.

Quer crescer mais que o mercado e prosperar nos próximos anos? Então, trate de cuidar bem da miscelânea e heterogeneidade das suas equipes. E seja muito bem-vindo(a) ao novo mundo dos negócios!

Tv Catia Fonseca Como o mundo dos negócios lida com a diversidade? Rodrigo Credidio
Rodrigo Credidio é consultor, palestrante e sócio-fundador da 
Good Bros Acessibilidade & Inclusão.