Maçã, hidratação e exercícios físicos podem ajudar a manter as cordas vocais em ordem. Enquanto isso, para evitar problemas, o ideal é ficar longe do cigarro, de bebidas gasosas e locais com ar condicionado.
Você sabe cuidar da sua voz? Os músculos que chamamos de “cordas vocais” são pequenos, mas muito importantes. Qualquer problema com eles nos causa um grande desconforto, por isso, saiba quem são nossos aliados e nossos adversários:
Amigos
- Água: um corpo bem hidratado previne inúmeras doenças, inclusive os problemas vocais. Por isso, é importante beber dois ou três copos de água meia hora antes de realizar qualquer exercício vocal, além de hidratar a garganta aos poucos durante esse esforço.
- Maça: tem efeito adstringente, facilitando a limpeza das secreções da garganta e favorecendo a hidratação direta da mucosa.
- Atividades físicas: mantém o tônus muscular sempre em dia e ajuda na emissão da coluna de ar para a formação da voz (respiração abdominal).
- Relaxamento: a musculatura do corpo todo relaxada sempre ajuda muito. Por isso, é importante fazer períodos de relaxamento do pescoço e da garganta para ajudar a musculatura a se recuperar.
- Repouso: dê um descanso à sua voz. Faça intervalos durante o esforço vocal.
- Aquecimento vocal: exercícios de aquecimento da voz, sempre com orientação específica de um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo, são importantes. Essas atividades podem ser: abrir e fechar a boca; movimentar a língua; massagear o pescoço; fazer caretas e os bons e velhos “trrrrrrr”, “mmmmmm” e “brrrrrrrr”.
Inimigos
|
a |
Agora que já sabemos quem são nossos aliados e inimigos, é só cuidar da voz! Em caso de dúvidas, sempre procure um especialista.
Jamal Azzam é médico e otorrinolaringologista. Contato Site: http://www.jamal.com.br/ |