Veja as tendências da alfaiataria para o inverno 2019!

Moda

Atemporal, clássico, contemporâneo, despojado, skatista, a alfaiataria se encaixa em seu estilo para descrevê-lo muito bem.

Caracterizada por ser artesanal, sob medida, inicialmente masculina, entrou no vestuário feminino já na Primeira Guerra, onde de fato surgiu o movimento feminista. Pela necessidade das mulheres saírem de suas casas e tomarem à frente de suas famílias, enquanto os homens foram para batalha.

Para ser usada com scarpin, tênis ou mocasin, misturada com jeans, todo guarda roupa funcional precisa ter uma bela calça de alfaiataria com o clássico bolso faca, uma camisa branca e um blazer, peças que podem ser usadas juntas ou compondo outros looks, elas garantem estilo e personalidade em qualquer ocasião.

 

VEJA TAMBÉM: Primavera-Verão 2019: Blunt Cut tendência entre as famosas!

 

Em 2019 a tendência do inverno será trazer para as ruas a liberdade, ressaltar a diversidade e o respeito ao planeta, cores vivas, animal print, estampas, brilhos e metalizados, neon e também  as peças de memória afetiva estarão com tudo.

Nada mais fashion do que usar uma informação de moda, aplicada ao seu estilo, por exemplo: para executivas que usam terninhos, adicione uma cor nesse look, que não necessariamente deve ser no terno em si, mas nos acessórios ou camisa.

Padronagens eternas e atemporais como o tweed, xadrez (em suas diversas formas), listras e animal print , sempre presentes, mudando apenas a intensidade da presença nas peças. E tudo que remete ao boho, como as franjas dos casacos ao luxo das festas. Alguns exemplos:

CHANEL (imagens publicadas pela Chanel) desfile Chanel inverno 2019- Jardim Encantando

Tweed em conjuntos e casacos, com a presença das cores e metalizados.

Givenchy  (animal print em modelagem ampla e zebra repaginada com as cores também no sapato) imagens divulgadas pela marca.

 

VEJA TAMBÉM: Tendências de calçados para o verão 2018 – 2019 por Mari Flor

 

O mix de tamanhos das variações da mesma estampa. Prada tinge com flúor a coleção.

 

Como agora estamos no auge do nosso verão, a alfaiataria também se encaixa bem, vamos ver alguns exemplos de como usá-la a nosso favor:  shorts e bermudas.

 

 

VEJA TAMBÉM: Nova alfaiataria por Camila Gaio

 

Bermuda

Saia lápis

Short saia

 

Saia A

Saia reta com cintura no lugar

Saia com peplum

 

O modelo varia de acordo com o seu estilo de corpo, por exemplo se você for do tipo quadril largo, prefira a estilo A, estilo com peplum para as mulheres que tiveram ombros largos, já o reto serve para todas, equilibrando a diferença no local que queremos  chamar mais atenção, se para baixo listras, por exemplo com camisa ou camiseta sequinhas e lisas e vice e versa.

O tubinho que liso de uma cor só como as cores claras vai do trabalho ao aniversário, apenas mudando  a cor dos acessórios ou sobreposição de casacos, pachiminas ou lenços, já se for decote canoa nqa frente e nas costas descer um ousado decote, fica totalmente sensual.

Cores da estação: amarelos, lilás, e o recente nomeado pela pantone: coral. Embora continuo sempre dizendo: as cores são tendências, para serem usadas o determinante sempre é o estilo e gosto individuais.

 

Cris Rodrigues é estilista especialista em alfaiataria.