Panacota de café com frutas vermelhas da chef Cinthya Maggi

Doces

Como sabemos, sobremesas a base de açúcar são calóricas. Ao adicionar frutas a estas preparações, conseguimos deixar a receita mais nutritiva e com menos calorias. E com frutas e o vinho tinto ricos em antioxidantes aumentamos mais ainda estes nutrientes.

Refinada e deliciosa: Panacota de café com frutas vermelhas da chef Cinthya Maggi - TV Catia Fonseca Café – além do alto teor de cafeína, estimulante que pode aumentar a atividade intelectual e a resistência à fadiga, desde que consumida em doses adequadas o café é rico em potássio e magnésio, entre outros, além de ácidos clorogênicos, que formam durante a torra, compostos que podem atuar no sistema nervoso central, modulando o estado de humor. E ainda tem ação antioxidante podendo ajudar a manter o corpo saudável.

Frutas vermelhas – são ricas em antocianina (responsáveis pela cor) que tem como propriedade a atividade circulatória, anti-inflamatório, e pode ajudar a reduzir o colesterol e tem excelente atividade antioxidante. Esses pigmentos naturais têm um tipo de flavonoide que produz colorações azul, roxa e vermelha nos alimentos.

Vinho Tinto – vários estudos mostram que consumir vinho tinto com moderação pode prevenir doenças do coração. Mas na verdade são os flavonóides, pigmentos encontrados na casca da uva vermelha que podem ajudar a aumentar as taxas de HDL, o colesterol bom e ajudar a evitar o enrijecimento das artérias.

 VEJA TAMBÉM: Sanduíche quente diferente da família da Catia

 

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de pó de café
  • 500ml de água
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
  • 1 lata de creme de leite light (290g)
  • 1 xícara (chá) de leite semidesnatado
  • 1 xícara (chá) de açúcar demerara
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Calda de Frutas Vermelhas

  • 500g de frutas vermelhas (amoras e morangos)
  • ½ xícara (chá) de açúcar demerara
  • 2 colheres (chá) de amido de milho
  • ½ xícara (chá) de vinho tinto

 

 

Preparo

Prepare sua Cafeteira Expressionist CMP60. Abra a tampa do tanque e encha com a água. Insira o filtro de café permanente no porta-filtro e encha com o pó de café. Feche a tampa do tanque de água e coloque a jarra sobre a placa. Pressione o botão Brew. Quando acabar de filtrar, reserve o café.

Coloque o creme de leite, o leite, o açúcar demerara, a essência de baunilha e o café na jarra do Mixer Expressionist IBP50. Dissolva a gelatina em pó sem sabor em 4 colheres (sopa) de água e aqueça em banho-maria até dissolver. Adicione à jarra e bata até misturar bem. Coloque em uma taça grande de vidro transparente. Leve à geladeira para firmar.

Faça a calda. Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até encorpar por cerca de 20 minutos. Espere esfriar, distribua sobre a panacota e volte à geladeira até a hora de servir.

 

 

Dicas:
1 – Se preferir, você pode utilizar frutas vermelhas congeladas que você encontra no supermercado, com facilidade.
2 – Se preferir, distribua a panacota em tacinhas de vidro médias individuais.

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos. (Geladeira: 2 horas)

Refinada e deliciosa: Panacota de café com frutas vermelhas da chef Cinthya Maggi - TV Catia Fonseca Cinthya Maggi é culinarista formada em Nutrição Clínica.
Contatos
Site: http://www.cinthyamaggi.com.br
Redes socais:
Facebook: https://www.facebook.com/cinthyamagginutricao
Instagram: https://instagram.com/cinthyamaggi/
Twitter: https://twitter.com/cinthyamaggi