Passeios para o final de semana por Reinaldo Calazans

Dicas

Que tal conhecerem três casas importantes no contexto histórico e cultural da cidade de São Paulo? Confira as dicas do Reinaldo:

 Casa Guilherme de Almeida mantém objetos particulares do jornalista e escritor

Casa Guilherme de Almeida


Guilherme de Andrade de Almeida nasceu em Campinas no dia 24 de julho de 1890, entre suas atribuições estavam advocacia, jornalismo, poeta, crítico de cinema, ensaísta e tradutor brasileiro.
Ao lado do seu irmão Tácito de Almeida (1889 – 1940), ajudou na organização da famosa Semana de Arte Moderna. Momento importante para a história da cultura brasileira. Foi um dos primeiros modernistas a entrar para Academia Brasileira de Letras (1930), desta forma, pode ser considerado um ícone da sociedade paulista e brasileira.

A casa que ele viveu e foi freqüentada por grandes nomes do modernismo, tornou-se um museu onde abriga uma coleção significativa de pinturas, esculturas e gravuras, objetos de arte que ele ganhou de alguns nomes renomados como Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Anita Malfatti, Emiliano di Cavalcanti e Lasar Segall. O lugar é simplesmente encantador e digno de ser mantido com todo cuidado e respeito pelos órgãos governamentais responsáveis.
Vale lembrar que a casa oferece várias atividades ao público. Estão esperando o que para conhecerem?
Serviço
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
Museu:

R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
55 11 3673-1883 | 3803-8525

VEJA TAMBÉM: Estreias da semana (09 de Agosto)

 

Museu da Casa Brasileira tem muita importância no contexto cultural da cidade de São Paulo

Museu da Casa Brasileira

 

O casarão foi construído na década de 40, está localizado na Avenida Faria Lima, no bairro de Pinheiros.
Atualmente abriga o Museu da Casa Brasileira (MCB), esta instituição cultural faz parte da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, seus principais atrativos são os aspectos da arquitetura e design. O casarão pertenceu à família Prado é também considerado como o antigo solar que pertenceu ao ex-prefeito de São Paulo, Fabio Prado e a senhora Renata Crespi.
Uma das principais mostras é “A Casa e a Cidade” – Os visitantes podem apreciar e observar móveis que fizeram parte do cotidiano desta família tradicional com objetos e móveis da época. No local também pode ser visto fotos dos bairros Pinheiros e jardins dos anos 40 até a década de 80 e suas transformações até os dias de hoje.
As fotos conseguem dimensionar o visitante sobre o desenvolvimento da região onde está localizado o museu.

Serviço

Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP, 01451-000 Horário: Aberto ⋅ Fecha às 18:00 Telefone: (11) 3032-3727



A Casa das Rosas é um belo patrimônio arquitetônico e um bem cultural de muita importância na cidade de São Paulo

Casa das Rosas

Construída em 1935, sua história é relevante e importante para compor o cenário da cultura, entretenimento e turístico na capital paulista.

Umas das principais moradoras que habitou a casa ao longo de sua existência foi Lúcia Ramos de Azevedo, uma das filhas do famoso Ramos de Azevedo um dos arquitetos mais importantes da história do país.

A Casa das Rosas é um dos poucos palacetes que sobraram da época dos barões do café. Hoje o local tem uma agenda maravilhosa e oferece aos visitantes um espaço com café e uma livraria. Exposições, cursos, lançamentos de livros, oficinas, músicas, recital e a exibição de filmes fazem parte da agenda cultural.

Vale a pena conhecer.

Serviço

Av. Paulista, 37 / Bela Vista / CEP 01311-902 / São Paulo / Brasil. Terça-feira a sábado, das 10 às 22h. Domingos e Feriados, das 10 às 18h. (Passível de alteração, de acordo com a programação).

ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA (11) 3285.6986 | 3288.9447 / contato@casadasrosas.org.br



Reinaldo Calazans  Reinaldo Calazans é especialista em cultura. 
Contato 
Blog: http://calazansculturaearte.wixsite.com/home  
Redes Sociais 
Facebook: https://facebook.com/calazansculturaearte/  
Instagram: https://www.instagram.com/calazansculturaearte/