Desfralde por Gabriela Jurno

Dicas

E então seu bebê cresceu!! Vocês passaram pelos primeiros desafios, superaram os saltos de desenvolvimento, tiraram de letra a dentição, estão lidando com as birras cada vez melhor e tirando de letra as primeiras palavrinhas e interações sociais…

Chegou a hora do desfralde! E agora?  É um período delicado, exige paciência, dedicação, e muita, muita sujeira!

Não espera que com você, porque é seu filho, e você o educou perfeitamente até aqui que ele não vá sujar as roupas nenhuma vez sequer… se isso acontecer, levante as mãos pro céu e agradeça! Agradeça muito! Você foi uma entre milhões de mães e pais que passam pela limpeza de roupas e ambientes todos os dias, pois não conseguiram antecipar aquela “escapadinha”!

 

Tv Catia Fonseca dica desfralde por Gabriela Jurno

Porém é preciso entender que o desfralde não é pontual, nem um evento único. É um processo, um trabalho diário de observação, conversa e preparo.

Para entendê-lo vamos compreender como isso funciona para as crianças:

Quando eles nascem não se veem como criaturas independentes e separadas da mãe, para eles bebê e mãe são um ser único, uma identidade só, passado alguns meses, eles começam a compreender que estão separados, e a reconhecer seu corpo e sua identidade. Começam a descobrir que o corpo deles pertence a eles, e tudo que diz respeito ao corpo é deles, logo as fezes e urina também são deles, porque então devem separar-se deles pela privada? Tal situação gera angústia no imaginário infantil…

VEJA TAMBÉM: Sinta-se bem e feliz com o seu corpo, com Regiane Silva

Por isso tudo deve ser trabalhado gentilmente, com muito diálogo, o banheiro deve ser introduzido na vida da criança, a função do vaso sanitário deve ser esclarecida, o trabalho lúdico com massinha, “dar tchau ao coco”, levar o ursinho ao banheiro, tudo isso ajuda no processo, pois aos poucos ele vai entendendo que é um processo natural e divertido.

Outro ponto importante é observar se a criança já criou maturidade para efetuar o processo, muitas pessoas dizem para aproveitar o verão uma vez que ela usa menos roupas então fica mais fácil de lavar caso ocorra algum escape, porém vamos pensar… uma criança que não está pronta emocionalmente nem neurologicamente é “obrigada” a iniciar o desfralde porque é verão, vai dar certo? NÃO!

Tv Catia Fonseca dica desfralde por Gabriela Jurno

O que vai acontecer é um processo longo e cheio de traumas para a criança!!

Então atente-se aos sinais: 

Seu filho já reconhece períodos? Sabe se localizar no tempo:

  • Tal coisa já aconteceu (passado)- “Eu fiz cocô”
  • Tal coisa está acontecendo (Presente) – “Estou fazendo cocô”
  • Tal coisa irá acontecer (futuro) – “Quero fazer cocô”

Se ele ainda não diferencia esses períodos, foque em ensiná-lo antes de tirar-lhe as fraldas! Ofereça um penico divertido, ou banquinhos de acesso à privada, torne o ambiente mais seguro…

VEJA TAMBÉM: O amor simples e não simplista por Fredy Figner

 

E se depois de tudo feito, todo o trabalho ele ainda apresentar alguns momentos de escape, não repreenda-o, não brigue, não compare, não julgue! Entenda que é um processo, e em alguns momentos ele pode regredir, acolha-o, tente compreender se existiu algum motivo para que a regressão tenha ocorrido (a chegada de um irmãozinho, mudanças na casa, na família, período de festas, qualquer coisa que altere o estado emocional da criança pode abalar o processo), e volte a trabalhar com ele o desfralde! Tenha paciência e contenha suas expectativas e frustrações, este momento é dele e não seu! Talvez o verão não seja o período mais adequado para a criança, e vocês precisem esperar até o inverno para concluir com sucesso! Tenha em mente as seguintes perguntas: “Essa frustração é minha ou dele?”  “Quem está criando expectativa eu ou ele?” E sempre que a resposta for você pare, e comece novamente respeitando o tempo do seu filho, essa é a chave para o sucesso!

 

 

TV Catia Fonseca dica desfralde por Gabriella Jurno Gabriella Jurno é psicóloga, psicopedagoga e educadora parental.
Redes sociais
Instagram: https://www.instagram.com/nasceuumafamilia_/