Fique de olho: Confira a programação da agenda cultural desta semana!

Dicas

Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural
Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Centro-Oeste
Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Centro-Oeste Goiânia

Go Vegan: Nova edição da feirinha vegana chega em Goiânia com entrada gratuita

Que tal aproveitar o final de semana para iniciar novos hábitos saudáveis e sustentáveis? Na feira Go Vegan o visitante pode experimentar produtos livre de testes e origem animal!

Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Centro-Oeste Goiânia - Go Vegan

A feira oferece praça de alimentação com variedade de doces e salgados, alimentos congelados, cosméticos, moda, artesanato, acessórios, plantas e artigos para pet.

Vale a pena conferir!

Serviço

Quando: 20 de abril, sábado
Horário: Das 16:00h às 21:00h
Onde: República Street Mall Qd. D0 Lt. Area, Av. República do Líbano – Setor Oeste (Antigo Supermercado Marcos, próximo do Castro’s Park Hotel)
Entrada: Gratuita
Informações: [email protected]
Site: www.goveganfeira.com.br

 

Teatro: Festin – Festival de Teatro Infantil de Goiás

O Teatro Goiânia recebe neste fim de semana, de sexta-feira a domingo,  a 3ª edição do Festival de Teatro Infantil de Goiás -Festin, com espetáculos teatrais feitos para divertir, encantar e despertar a imaginação de todas as crianças.

Neste ano, a novidade é que, em parceria com a Faculdade de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás (UFG), toda a programação do festival terá interpretes de libras e recurso de áudio descrição para pessoas cegas e/ou com baixa visão. De acordo com Hélio Martins, idealizador do festival e produtor cultural, a proposta é manter sempre esses recursos de acessibilidade, garantindo assim o direto das crianças e de suas famílias o acesso à cultura.

 

Confira a programação:

Sexta-feira, 19/04

17h – Abertura

17h15 – Berorrokan – A Origem do Mundo Karajá, do Instituto Arte e Inclusão/ INAI

No espetáculo, um grupo de aruanãs, peixes que vivem no fundo do Rio Araguaia, decide visitar a superfície e descobrem coisas fantásticas que lhe enchem os olhos. Mesmo arriscando não poderem retornar para o rio onde vivem, saem em busca de toda beleza que avistavam, mas recebem com isso muitas obrigações e responsabilidades que poderão lhes custar a vida.

Roteiro e Direção – Thiago Santana

Classificação: Livre

19h – Tumba La Catumba e o Sumiço da Pandeirola – Cia. Tumba la Catumba / Brasília – BR

A história do espetáculo começa com o sumiço do instrumento considerado o xodó do grupo: a pandeirola. Ela é surrupiada e levada para o fundo da mata – obra que, segundo a lenda, “é coisa de Saci”. Lobsbom, Elvira, Monstralilica, Escamoso, Frankstina e Zé Zumbi saem em busca do objeto e, em momentos que misturam sonho e realidade, são levados a vivenciarem aventuras em torno das histórias fantásticas que compõem o folclore brasileiro. A saga também é permeada por ritmos como rock, bolero, guitarrada e samba, executados e cantados ao vivo pelos personagens. O musical poder ser definido com um encontro de uma equipe de profissionais com o Tumba la Catumba. O entrosamento e a afinidade resultaram em um espetáculo para todas as idades.

Texto e direção: Miriam Virna

Classificação: Livre

Sábado, 20/04

10h – Oficina para Atores / Oficina de Teatro para crianças (Aberto ao público e gratuito)

14h – Encontro com produtores, diretores, atores e profissionais da educação. Mesa: tema: “Teatro Acessível: direito de todos à cultura”.

17h – Reapresentação Tumba La Catumba e o Sumiço da Pandeirola – Cia Tumba la Catumba / Brasília – BR

Classificação: Livre

19h – O Grande Circo Magico – F2 Produções

Por da montagem as crianças irá conhecer a história do circo, sua origem, sua evolução e peculiaridades. Um resgate e preservação da história da cultura circense brasileira através de um espetáculo interativo e rico em conteúdo. Numa linguagem adaptada ao público infantil, o espetáculo circense remete a algo incrível, fazendo viajar na alegria dos palhaços, nas acrobacias dos malabares e dos mágicos, na beleza das cores.

Direção Artística: Bruno Peixoto

Classificação: Livre

 

VEJA TAMBÉM: Confira as estreias da semana no mundo do cinema!

 

Domingo, 21/04

11h – Mistérios da Páscoa – Du Caixote Cia / Goiânia – GO

O texto de Edson de Oliveira em parceria com seu irmão, Edilson de Oliveira, narra uma história que se desenrola numa floresta e a bicharada apronta uma confusão até que encontrarem um bom caminho para realizar a missão de contar a verdadeira história e os mistérios da páscoa. Triste com as pessoas, principalmente com as crianças por não mais se lembrarem do verdadeiro sentido da páscoa e só se reocuparem com chocolates, o coelho decide não distribuir os ovos achocolatados antes de fazer com que as pessoas rememorem valores propostos no tempo pascal: mudança de vida, respeito ao próximo e principalmente a renovação do amor.

Direção Geral e Produção: Vanderlei Roncato

Direção Artística e Teatral: Edson de Oliveira

Classificação: Livre

17h – O Mundo Mágico de Doroty – Cia. Flor do Cerrado/ Trindade – GO

A Cia. Flor do Cerrado leva ao palco a adaptação de um clássico da literatura infantil. Baseado na obra original de Lian Frank Baum, o espetáculo retrata seus personagens lúdicos e inesquecíveis, através da trajetória de uma menina, um espantalho, um homem de lata e um leão, que vão à procura do Mágico de OZ para realizar os seus sonhos, mas são impedidos pela Bruxa Má, a partir daí cada um descobre dentro de si qualidades que eles nem imaginavam que possuíam: Inteligência (Espantalho), sentimentos (Homem de lata), coragem (Leão). A peça traz uma verdadeira lição de vida e aprendizado sobre quem realmente somos nós.

Adaptação e direção: Danilo Felipe

Classificação: Livre

Serviço

3º Festival de Teatro Infantil de Goiás – Festin

Data: Sexta-feira a domingo, dias 19, 20 e 21/04

Local: Teatro Goiânia

Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia + taxas)

Estudantes com carteirinha, idosos, professores e crianças até 12 anos pagam meia.

Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Centro-Oeste Brasilia

Espetáculo: “Assim são todos”: uma ópera para mostrar que Mozart está sempre atual

A peça Assim são [email protected], ópera de Mozart, que estreou em Brasília em 2015, volta a circular pelos teatros do Plano Piloto, Ceilândia e Gama para comemorar mais um aniversário da cidade. Serão seis apresentações gratuitas. O espetáculo é uma adaptação para português de uma das grandes óperas cômicas do gênio da música clássica: Così fan tutte. A produção conta com dois elencos dirigidos por Janette Dornellas e também com coro e orquestra sob a regência do maestro Ricardo Sousa-Castro.

 

Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Centro-Oeste Brasilia - Assim são todos
Foto: Divulgação 2 foto por Renata Oliveira

 

Seu Afonso é o proprietário de um café em Brasília que tem como frequentadores pessoas de todas as tribos e que estão sempre atrás de um wifi grátis, como as irmãs Flor de Liz, patricinha e concurseira profissional, e Isabela, que só pensa em crossfit. Elas namoram dois rapazes que, apesar de diferentes acabaram se tornando amigos: Guilherme, um típico cowboy de Goiânia, e Fernando, um autêntico geek. Com a ajuda de sua funcionária Cristina, uma universitária que curte rock, Seu Afonso arma um grande plano e faz de tudo para provar sua teoria: ninguém é fiel.

 

Serviço

Dias 20 e 21 de abril às 19h

Local: Teatro da Escola de Música de Brasília (SGAS 602)

Dias 24 e 25 de abril às 20h

Local: Teatro Newton Rossi, SESC Ceilândia (QNN 27)

Dias 27 e 28 de abril às 19h

Local: Teatro Paulo Gracindo, SESC Gama (SIND QI 1)

 

Espetáculo sem fins lucrativos

Ópera adapta para português com projeção de legendas para o público

Classificação indicativa: Livre. Entrada Franca

 

Projeto cultural: Fora do Eixo

 

Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Centro-Oeste Brasilia - Fora do Eixo
Foto: Divulgação

 

O Projeto cultural itinerante que leva música de qualidade e cinema para as cidades satélites está de volta! Com superestrutura de palco som e luz, o Fora do Eixo tem entrada franca e contará também com food-trucks.

Entre as atrações, Manassés e Brazilian Blues Band, que comemora seus 25 anos de carreira em 2019.

A ideia do Fora do Eixo é mobilizar um espaço cultural itinerante que possibilite a fruição artística, a descentralização cultural, a cidadania e a celebração coletiva num ambiente de qualidade.

Entre os shows musicais, o público vai ter a chance de assistir a filmes de curta-metragem produzidos no DF e premiados em festivais. O curta “4”, de Vicente Sá, que fala de quatro referências musicais de Brasília: Clodo Ferreira, Liga Tripa, Zé Mulato e Cassiano e do fundador da banda Esquema 6, Tiãozinho. 

Programação

Núcleo Bandeirante-DF (no Estacionamento do Lendários – SIBS)

Local: Núcleo Bandeirante-DF (no Estacionamento do Lendários)

 

Dia 13/04/2019 – Sábado

  • Junior Tanna
  • Exibição do Filme Janelas da Vila
  • Grupo Coisa Nossa
  • Brazilian Blues Band

 

Dia 14/04/2019 – Domingo

  • Manassés de Souza
  • Exibição do Filme 4
  • Wagner Malta
  • Banda Bicho Grilo

 

Terceira Edição

Local: Candangolândia-DF (na Praça dos Estados)


Dia 20/04/2019 – Sábado

  • Junior Tanna
  • Exibição do Filme Janelas da Vila -Coisa Nossa
  • Banda Bicho Grilo

 

Dia 21/04/2019 – Domingo

  • Manassés de Souza
  • Exibição do Filme 4
  • Wagner Malta
  • Brasilian Blues Band

 

Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Sudeste
Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Sudeste Rio de Janeiro

Espetáculo: Caixa Preta

A performance começa na rotunda do CCBB, com as duas atrizes atravessando o cotidiano dos visitantes do centro cultural antes de entrarem no Teatro III. Em cena, as duas mulheres encontram-se diante de um cadáver de um homem. A disposição cênica e projeções nas paredes convidam o público a circular pelo ambiente para velar esse corpo sem vida. É essa contemplação que desenvolve a relação entre as personagens e os espectadores. A cada situação, conversa, silêncio, projeção, movimentação se torna mais presente o mistério e a curiosidade sobre as duas.

Caixa Preta” propõe um olhar reflexivo, crítico, amoroso, por vezes dramático, por vezes humorado, sobre nossos comportamentos e construções face à morte

Construída durante o processo de criação da montagem a partir de um desejo comum entre as atrizes Giulia Grandis e Ludmila Wischansky e do diretor em falar sobre a morte, um tema por muitas vezes desconfortável, porém natural e inevitável surgiu a dramaturgia inédita de Fernando Rubio.

Serviço
Rua Primeiro de Março, 66 CCBB – Centro
Rio de Janeiro – RJ

Quinta a domingo, às 17h e às 19h

 

VEJA TAMBÉM: Saiba a importância dos florais na adolescência!

 

Show: BEBETO

 

Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Sudeste Rio de Janeiro - Show Bebeto
Foto: Divulgação

 

A Lona Cultural Carlos Zéfiro abre suas portas para o “Rei dos bailes”, o “Rei do suingue”, o “Rei do Samba-Rock”: BEBETO, considerado um dos grandes nomes do samba-rock no Brasil. Radicado há mais de 25 anos no Rio de Janeiro, o ídolo dos suingueiros faz shows regularmente. Após meses longe dos palcos o rei do swing está de volta em grande estilo com um maravilho show para o público da Lona de Anchieta.

Venha cantar e dançar ao som de “Você é a paz que me acalma”, “A beleza é você, menina”, “Minha preta”, “Hei, neguinha”, “Neguinho o poeta”, “Menina Carolina” e “Praia e Sol”.

Serviço

Estrada Marechal Alencastro, 4113 Lona Cultural Carlos Zéfiro – Anchieta
Rio de Janeiro – RJ

Horário: 21h

Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Sudeste São Paulo

O melhor da música: Primeira roda de Samba da Luz em 2019 acontece sexta-feira

O feriadão chegou e se você está afim de curtir um bom samba de roda, prepare-se! O Samba da Luz estreia no ano de 2019 nesta Páscoa com uma roda de samba repleta de clássicos e comandada pelo grupo Samba do Urso.

O projeto busca resgatar o samba de raiz e exaltar o melhor da música nacional!

No repertório da roda, sucessos dos batuques da Portela, passando pelas letras de Martinho da Vila e Jovelina Pérola Negra e outras canções firmadas na palma da mão de Beth Carvalho.

Serviço

Data: 19 de abril, às 17h
Endereço: Casa da Luz
Ingresso: R$ 5 a 15,00

 

VEJA TAMBÉM: Mito ou verdade: Depois dos 30 sou mais meu ascendente?

 

Exposição: “Ernesto Neto: Sopro” na Pinacoteca

Desde o início de sua carreira nos anos 1980, o artista vem produzindo obras que colocam em diálogo o espaço expositivo e as diversas dimensões do espectador.

 

Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Sudeste São Paulo - Ernesto Neto - Pinacoteca
Foto: Divulgação

 

Em São Paulo a  Pinacoteca apresenta a exposição “Ernesto Neto: Sopro“, com grandes estruturas lúdicas feitas pelo escultor contemporâneo que acolhem ações e rituais, que revelam as preocupações atuais do artista: a afirmação do corpo como elemento indissociável da mente e da espiritualidade.

A curadoria fica por conta de Jochen Volz e Valéria Piccoli, a retrospectiva reúne 60 obras de um dos nomes mais proeminentes da escultura contemporânea.

Serviço
Endereço: Pinacoteca de São Paulo –
Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP

Visitação gratuita aos sábados.

 

Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Nordeste
Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Nordeste - Salvador

Aventuras na Páscoa: Espaço temático para diversão das crianças!

Montado no Piso L1 do Salvador Shopping, o espaço temático Aventuras de Páscoa oferece um circuito de lazer para as crianças, que vão curtir brincadeiras divertidas mediante a doação de uma lata de leite em pó ou um pacote de fraldas geriátricas, que serão destinados ao Asilo São Lázaro.

A doação garante 20 minutos de brincadeira. O espaço conta com oficinas de customização de orelhinhas, parquinho, labirinto, jogo de amarelinha e cabanas que remetem à toca do coelho. O ambiente conta, ainda, com um cantinho do Terraço Verde, projeto socioambiental do Salvador Shopping.

Nos fins de semana, a programação fica ainda mais divertida, com caça aos ovos, pintura de rosto, contação de histórias e meeting com o Coelho da Páscoa para fotos.

Serviço
Aventuras da Páscoa
Local: Salvador Shopping
Data: até 21 de abril
Horário:
9h às 22h de segunda a sábado e de 11h às 21h aos domingos
Preço: Doação de leite em pó ou pacote de fraldas

 

VEJA TAMBÉM: Confira quais são as estreias da semana no mundo do cinema!

 

Teatro Infantil: Chapeuzinho Vermelho

Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Nordeste - Salvador - Chapélzinho Vermelho
Foto: Divulgação

Na história, Chapeuzinho Vermelho está esperando seu amigo lobo mau para um chá. Os dois são surpreendidos pela vovó, que está fazendo 95 anos e manda para a netinha vários presentes do seu passado. Nesta versão, os personagens são interpretados por dois atores, que se revezam em cena.

Serviço
Espetáculo Chapeuzinho Vermelho
Local: Teatro Gil Santana (Rio Vermelho)
Data: 20, 21, 27 e 28 de abril
Preço: R$ 20,00 (meia)/ R$ 40,00 (inteira)

Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Nordeste - Fortaleza

Espetáculo: O Sonho de Rapunzel

 

Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Nordeste - Fortaleza - Rapunzel
Foto: Divulgação

 

Traga toda a sua família e prepare-se para sentir toda a magia e o encanto da Rapunzel!

Serviço
Horário: Às 17h
Local: Teatro Do Humor Cearense – Beira Mar Trade Center R. Osvaldo Cruz, 01 – Loja: 9 – Meireles.
Ingresso: R$5 e R$10

 

VEJA TAMBÉM: Descubra as maneiras de se tornar persuasivo e melhorar seus relacionamentos!

 

Festa: Plastique Noir toca The Cure

 

Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural - Nordeste - Fortaleza - plastique noir
Foto: Divulgação

 

 A Negativa, festa de post-punk, synthpop, gothic rock, industrial e new wave do The Joker apresenta um especial aos fãs da banda The Cure. A cultuada banda gótica brasileira, Plastique Noir, sobe ao palco para prestar tributo a um dos mais influentes grupos de rock alternativo da história. O público poderá curtir a discotecagem com os djs Dado e Sanzio.

Serviço
Data: 20/04 – sábado
Horário: 22h
Local: The Joker Pub
Av. Desembargador Moreira, 333 – Fortaleza
Ingresso no Local: R$ 10

Tv Catia Fonseca Veja a programação da agenda cultural

Redação TV Catia Fonseca