Tudo o que você precisa saber para evitar a gastrite por Dr. Eduardo Grecco

Saúde

Pessoas estressadas têm mais propensão a desenvolver quadros de gastrite nervosa, assim como hábitos alimentares não saudáveis também propiciam o aparecimento do desconforto no estômago. Por isso, alguns cuidados simples podem ser muito úteis quando aliados ao tratamento adequado.

tv catia fonseca Cuide da sua saúde: saiba como evitar a gastrite! Ácido gastrico

 O estresse, a correria do dia a dia e uma alimentação baseada em alimentos rápidos e, muitas vezes, gordurosos aumentam a incidência de problemas do estômago, como gastrite, refluxo e úlcera. A chamada gastrite é uma doença que leva à inflamação do órgão e pode ter causas diversas. Vamos entendê-las:

  • A gastrite pode ser causada por uma bactéria chamada Helicobacter pylori, que está presente em grande parte da população;
  • Hábitos alimentares ruins levam a uma agressão direta da mucosa do estômago e a uma maior produção de ácido pelo órgão. Essa substância faz parte do suco gástrico, que ajuda na digestão, mas quando em excesso pode chegar a uma gastrite;
  • Uso de anti-inflamatórios por longos períodos que agridem diretamente o estômago trazem dores e problemas;
  • Viver muito estressado pode levar ao que chamamos de “gastrite nervosa”.

tv catia fonseca Cuide da sua saúde: saiba como evitar a gastrite! Má alimentação

Tudo bem, sabemos o que pode causar a doença, mas como perceber seus sintomas? Pacientes com quadro de gastrite geralmente sentem dor abdominal na “boca do estômago”, ou seja, no ponto alto do abdômen e que pode ser desde uma pontada leve até algo muito forte. Ela pode estar associada à queimação ou à azia e também causar náuseas e vômitos. Em casos mais graves, pode surgir sangramento do estômago que se traduz por fezes enegrecidas (melena).

a

Se você perceber qualquer um desses sintomas, procure um médico gastroenterologista. A partir do seu relato e dos exames clínicos, ele poderá diagnosticar a gastrite e solicitar a realização de um exame de endoscopia para certificar-se da presença da doença e do grau de sua gravidade. Casos muito intensos podem levar a formação de úlceras do estômago.

tv catia fonseca Cuide da sua saúde: saiba como evitar a gastrite! Endoscopia

A endoscopia é um exame feito em laboratórios ou hospitais com o paciente sob sedação anestésica. O procedimento é realizado através de um tubo de fibra ótica que transmite imagem a um monitor para que o médico possa avaliar o estômago.

Uma vez diagnosticada, é necessário tratar a gastrite. Existem diversas medicações utilizadas de forma efetiva para o tratamento da doença a fim de proteger o estômago e outros que servem para eliminar a bactéria. Mas, atenção: todo medicamento só deve ser utilizado após orientação médica. Por dois motivos: primeiro para tratá-la de forma adequada e, segundo, para evitar mascarar a presença de uma doença mais grave.

 

 

tv catia fonseca Cuide da sua saúde: saiba como evitar a gastrite! Eduardo Grecco Eduardo Grecco é gastrocirurgião e endoscopista do Instituto Endovitta.
Contato
Site: http://www.institutoendovitta.com.br