Osteoporose por Dra. Rosália Padovani

Saúde

A osteoporose é uma doença sistêmica caracterizada por diminuição da massa óssea levando ao aumento da fragilidade dos ossos e consequentemente ao aumento do risco de fraturas. Ela afeta cerca de 200 milhões de mulheres no mundo, segundo a Federação Internacional da Osteoporose (IOF) e no Brasil, 10 milhões de pessoas de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Uma doença silenciosa, a osteoporose não apresenta muitos sintomas sendo às vezes manifestada por um quadro de fratura ou dores ósseas. Entretanto, seu diagnóstico precoce é fundamental e deve ser baseado na história clínica do paciente, exame físico, exames laboratoriais (cálcio, fósforo e hemograma) e de imagem como raio x de coluna e densitometria óssea. a

 

VEJA TAMBÉM: Dicas para manter uma vida saudável na 3ª idade por Adriana Miranda

 

A densitometria óssea é utilizada para quantificação da perda óssea e para avaliação de resposta ao tratamento proposto sendo o exame que melhor prediz o risco de fratura ao qual o paciente está exposto.

 

Entre os fatores de risco para desenvolvimento da doença estão: sexo feminino,  idade avançada (acima de 65 anos), etnia branca ou oriental, baixo consumo de cálcio, fatores genéticos, história prévia pessoal ou familiar de fratura, sedentarismo, imobilização prolongada, tabagismo, alcoolismo, histórico familiar da doença, baixo peso, menopausa precoce, uso de medicações à base de cortisona, uso de anticonvulsivantes  e algumas doenças como o hipertireoidismo por exemplo.

 

Segue abaixo algumas dicas da endocrinologista Dra.Rosália Padovani, para a prevenção da doença:

  • Manutenção dos valores plasmáticos adequados de vitamina D.  Esta pode ser obtida, também, através da exposição ao sol ou por meio de alguns suplementos
  • Dieta rica em cálcio. Em mulheres com idade superior a 50 anos recomenda-se uma ingesta de cálcio de 1200 mg ao dia
  • Prática de exercícios físicos
  • Abandono do etilismo e tabagismo
  • Ter acompanhamento médico durante a menopausa
  • Em caso de dor óssea ou fraturas, procurar um especialista

 

 

tv catia fonseca Osteoporose: Dicas para evitar a doença Rosália Padovani 
Rosália Padovani é endocrinologista.
Contato
Site: www.rosaliapadovani.com.br