Armazenamento de leite materno: O que você precisa saber? por Bruna Briones

Saúde

Cada vez mais as mamães estão escolhendo extrair o leite materno, e os motivos são: aumentar e manter a produção do leite, quando o bebê tem dificuldade em amamentar e principalmente quando a mãe necessita voltar ao trabalho. A pediatra Dra. Bruna Briones nos ajudou explicando como esse leite deve ser armazenado.

tv catia fonseca Saiba tudo sobre armazenamento de leite materno Primeiramente, no momento da extração, as mamães devem estar em locais limpos e confortáveis, o estimulo nas mamas deve ser feito com massagens e, para a retirada, podem ser utilizadas bombas extratoras de leite elétricas ou manuais. O leite materno quando armazenado, pode ser mantido tanto na geladeira quanto no freezer. Segundo a Dra. Bruna Briones, “o leite armazenado na geladeira deve ficar por 12 horas. Caso a mãe queira deixar o leite no freezer, o tempo recomendado é de no máximo 15 dias. O ideal é sempre manter o leite separado dos outros alimentos.”
VEJA TAMBÉM: Desfralde por Gabriela Jurno

 

 

Para auxiliar e ter mais praticidade no armazenamento do leite, as mamães podem armazenar em sacos próprios para armazenamento de leite materno. Eles são práticos, já vem esterilizados e são fáceis de transportar. Além disso, possuem local para identificação da data e horário da retirada do leite.

Uma das grandes dúvidas das mães é em relação a como descongelar o leite. A pediatra explica que sempre deve ser utilizado o leite que está guardado há mais tempo e o consumo deve ser em até 12 horas. Outro fator importante é retirar esse leite horas antes de utilizar e depois aquecer em banho-maria.

a

tv catia fonseca Saiba tudo sobre armazenamento de leite materno Dra. Bruna Briones
Dra. Bruna Briones é médica pediatra.
Redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/drabrunapediatra
Instagram: https://www.instagram.com/drabrunapediatra/
Site: https://drabrunapediatra.com.br/