Geleia de jabuticaba por Mauro Medeiros

Doces

Que tal deixar o seu final de semana mais doce?  O Mauro Medeiros ensina você a preparar a tradicional e super saborosa geleia de jabuticaba que a família dele adora, experimente! Veja a receita!

VEJA TAMBÉM: Geleia de morango por Mauro Medeiros

Ingredientes

  • 2 kg de jabuticaba
  • ¼ de água
  • ¼ de açúcar
  • ½ limão

 



Modo de preparo

Lave bem as jabuticabas, tire os cabinhos. Coloque numa panela grande e amasse bem com as mãos, ou com um amassador de batatas, ou com um pilão. Leve ao fogo com um pouco de água. Deixe cozinhar até que estejam macias ou por cerca de 30 minutos. Passe numa peneira com a ajuda de uma colher, para obter um purê das jabuticabas.
Descarte os caroços e as partes mais duras que não consiga fazer passar pela peneira. Tire a medida da quantidade de massa por xícaras, para calcular a medida de açúcar que vai usar. Volte com a massa que obteve dessa peneirada à panela, junte açúcar (1/4 da medida da massa – por exemplo: se obteve 4 xícaras de purê de jabuticaba, junte 1 xícara de açúcar) e o suco de ½ limão. Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Coloque em vidros esterilizados e deixe 10 minutos em banho-maria depois de tampá-los. Espere esfriar.

Dica: Caso a geleia fique muito líquida espere esfriar e leve à geladeira, deixe por dois dias para tomar a consistência ideal de geleia.

Tempo de preparo: 45 minutos



 

Mauro Medeiros Mauro Medeiros é ator e jornalista 
Contatos
E-mail: mauromedeirosm@gmail.com 
E-mail: puipaes@gmail.com 
Redes Sociais 
Facebook: https://www.facebook.com/puiprodutosartesanais 
Instagram: https://www.instagram.com/puiprodutosartesanais