William Bonner fala o que não deve sobre a Amazônia e revolta população brasileira: “Não tem vergonha”

William Bonner foi detonado por declaração no "Jornal Nacional" (Foto: Reprodução/Globoplay)
William Bonner foi detonado por declaração no “Jornal Nacional” (Foto: Reprodução/Globoplay)

William Bonner foi extremamente criticado após dizer no “Jornal Nacional”, da TV Globo, que a Floresta Amazônica não é o pulmão do mundo.

William Bonner usou o espaço no “Jornal Nacional”, desta quinta-feira (22), para fazer um pronunciamento sobre a repercussão internacional das queimadas na Floresta Amazônica nos últimos dias. O âncora do principal noticiário da TV Globo precisou corrigir alguns dos termos usados nas redes sociais e em outras reportagens sobre a forma que a grande mata tem sido definida.

O jornalista utilizou os últimos minutos do telejornal para explicar que o secretário geral da ONU e outras organizações afirmaram que a Amazônia é o pulmão do mundo, mas pesquisadores apontaram que para a biodiversidade e o funcionamento do ecossistema, a maior floresta existente não pode ser considerada o pulmão da Terra, porque ela consome a maior parte do oxigênio que produz.

William Bonner declarou que a maior parte do oxigênio consumido pelo ser vivo é produzida pela flora marítima e isso será explicado em uma reportagem especial do “Jornal Nacional” que será exibida na próxima sexta-feira (23), para contextualizar o grande desespero que tem tomado conta do mundo nos últimos dias.

O jornaista William Bonner tomou decisão radical sobre a vida pessoal (Foto: Reprodução)
O jornalista William Bonner disse que a Floresta Amazônica não é o pulmão do mundo (Foto: Reprodução)

No Twitter, a repercussão da fala do jornalista acabou sendo extremamente negativa, e o ex-marido de Fátima Bernardes acabou sendo acusado de tentar diminuir a gravidade da situação. “William Bonner querendo diminuir a gravidade das queimadas na Amazônia disse que a floresta Amazônica não é o pulmão do mundo, mas não muda o fato de Bolsonaro ser culpado pelas queimadas e aumento do desmatamento e alto o índice de poluição no país”, disparou um internauta. 

William Bonner foi detonado pela maior parte do público por claras posições políticas, já que o presidente Jair Bolsonaro tem sido cobrado de forma intensa pela população para que medidas protetivas sejam tomadas e o fogo seja controlado.