O Tempo Não Para: Congelado tem doença sem cura e contagiosa; todos estão ameaçados

Congelados estão ameaçados em O Tempo Não Para (Foto: Divulgação)
Congelados estão ameaçados em O Tempo Não Para (Foto: Divulgação)

Todos na novela O Tempo Não Para estão ameaçados. Um dos congelados, entre os ex-escravos e ex-senhores, possui uma grave doença contagiosa e sem cura, podendo causar uma pandemia, quando a doença se espalha entre a população. A revelação será feita por Petra (Eva Wilva).

Ela revelará que descobriu um vírus perigoso que pode matar os personagens, mas não dirá de quem se trata. Ao voltar para o Brasil, ela procurará Lúcio (João Baldasserini) para evitar que ele finalize as atividades do laboratório da Criotec: “Quando eu examinei os congelados, encontrei no organismo de um deles um vírus em estado inerte, adormecido, por assim dizer”.

“Eu isolei o vírus e levei aos Estados Unidos”, dirá. “Não me admira que uma pessoa daquele tempo estivesse infectada pelo que quer que fosse”, rebate ele. “Eles não tinham os cuidados de higiene, nem as proteções que a gente tem hoje”, dirá Betina (Cleo). “Só que eu identifiquei esse vírus, ou melhor, a sua matriz”, explicará a estudiosa.

“Trata-se de uma variação do vírus da varíola”, continuará a cientista. ”Varíola? Uma doença erradicada há anos. Isso é muito grave”, diz Lúcio. Betina então perguntará quem é o congelado infectado, mas a cientista não dirá. “Isso é segredo de Estado”, diz Mateus (Raphael Viana). “Nossa, quanto mistério”, retruca Betina.

Petra (Eva Wilma) em cena de O Tempo Não Para (Foto: Reprodução/Globo)
Petra (Eva Wilma) em cena de O Tempo Não Para
(Foto: Reprodução/Globo)

“Esse tal vírus já tem um nome, doutora?”, perguntará ela. “Sim, eu mesma o batizei de Orthopox Virus Sabinoae”, explica Petra. “Faz lembrar o nome dos Sabino Machado”, ironiza a moça. “Trata-se de uma ameaça biológica, daí a intervenção do governo no caso”, explicará Petra. “A situação é tão alarmante assim?”, pergunta Lúcio.

“Acho que vocês ainda não entenderam. Esse vírus é uma mutação, portanto, não há qualquer defesa contra ele”, anuncia.  “Se ele se espalha, teremos um risco real de pandemia”, completa Petra, deixando todos na sala em pânico. “Entendeu agora por que o senhor não pode fechar a Criotec?”, acrescenta ela ao vilão, que pretendia fechar a empresa de criogenia.

MAROCAS LEVARÁ UM TIRO

Marocas (Juliana Paiva) será baleada pelo sogro Livaldo (Nelson Freitas). Nos próximos capítulos da trama escrita por Mario Teixeira, Livaldo e Dom Sabino (Edson Celulari) terão um duelo, mas a mocinha é quem levará a pior e será baleada.

“Temos que sair daqui o quanto antes!”, falará Lúcio (João Baldasserini) ao ver Marocas estirada no chão após ser atingida. “Eu nem acredito… Finalmente a Marocas vai morrer, e eu não tive que mover uma palha!”, comemorará Betina, bastante animada.

Samuca e Marocas correm risco de vida em O Tempo Não Para (Foto: Divulgação)
Samuca e Marocas correm risco de vida em O Tempo Não Para (Foto: Divulgação)

“A gente não tem o que comemorar, Betina”, disparará Lúcio. “Eu tenho… Essa congelada sempre foi uma pedra no meu sapato”, dirá a vilã. “E como você acha que o Samuca e ela ficaram sabendo da cilada que a gente armou pro Dom Sabino?”, perguntará Lúcio, preocupado que seu plano tenha sido descoberto.

“Cê acha que o idiota do Laércio deu com a língua nos dentes?”, falará ela, referindo-se a Lalá. “É questão de tempo até chegarem a nós… Vamos, só o que me falta é alguém nos ver aqui, à espreita”, afirmará o banqueiro.