“Gloria Perez portuguesa”, autora de nova novela da Band faz revelação surpreendente sobre carreira

Novela Ouro Verde será exibida pela Band. (Foto: Divulgação)
Novela Ouro Verde será exibida pela Band. (Foto: Divulgação)

Na noite desta segunda-feira (15), a Band terá uma grande novidade em sua programação: a novela portuguesa Ouro Verde (2017).

O folhetim da rede TVI é a atual vencedora do Emmy Internacional, a maior premiação da televisão mundial, e que reúne, obviamente, produções de todo o mundo. A vitória de Ouro Verde surgiu, aliás, como uma surpresa, chegando a desbancar as poderosas novelas da Globo, que sequer foram indicadas no ano passado, apesar do grande sucesso de tramas como A Força do Querer.

E para o lançamento da nova novela, a emissora trouxe ao Brasil a autora da trama, Maria João Costa, que tem bastante fama no seu país de origem, chegando a ser comparada à Gloria Perez, uma das principais novelistas brasileiras. Na coletiva de imprensa do folhetim por aqui, a autora não escondeu a sua ansiedade pelo lançamento da trama no “país das novelas”, chegando a falar em “grande responsabilidade”.

João Costa, aliás, fez uma revelação surpreendente sobre a sua carreira, e contou que não gosta de escrever. “Minha história é tão fora do comum. Na verdade, nunca quis escrever novela. As pessoas têm esse sonho, mas nunca quis escrever, achava muito chato. Aliás, eu acho muito chato o ato de escrever. O que mais me custa nesse trabalho é ficar o dia todo sentada escrevendo”, declarou a autora, segundo informações do UOL.

A novelista ainda revelou que foi convencida a seguir nessa carreira por uma amiga, que lhe apontou que os folhetins portugueses eram ruins. “Eu tinha uma amiga que trabalhava comigo na editora e era noveleira. Ela sim sonhava escrever novelas. ‘Você já viu as novelas que estão passando aqui? São tão ruins! Podemos fazer alguma coisa melhor’. Vi e realmente eram muito ruins!”, disparou a autora, que teve seus primeiros projetos rejeitados, mas conseguiu emplacar justamente com Ouro Verde, e que ela fez questão de assinar, por ser ambientada no Brasil.

A novela, que bateu recorde de audiência, registrando um dos maiores índices da década da TVI em Portugal, acompanha a história de Jorge Monforte (Diogo Morgado), um empresário brasileiro que é dono da marca Ouro Verde, uma das líderes mundiais no mercado agropecuário.

Em alta, Jorge consegue uma importante participação no Banco Brandão Ferreira da Fonseca (BBFF), liderada pelo poderoso empresário português Miguel Ferreira da Fonseca (Luís Esparteiro). Porém, o acordo não é bem visto pela família de Miguel, que desconfia das reais intenções do brasileiro.

O que eles não sabem é que tudo isso faz parte de um plano de Jorge, que esconde a sua real identidade, após ter sido dado como morto há 15 anos, e retorna para fazer justiça pela morte de sua família.

Ouro Verde possui diversos brasileiros no elenco, o que deve contribuir bastante para atrair o público da Band. Gracindo Júnior, Úrsula Corona, Zezé Motta e Silvia Pfeifer (atualmente no ar em Topíssima, da Record) são alguns rostos conhecidos que aparecem na trama.

Maria João Costa é autora da novela Ouro Verde. (Foto: Reprodução/Instagram)
Maria João Costa é autora da novela Ouro Verde. (Foto: Reprodução/Instagram)