Com Mion, A Fazenda faz as pazes com o mercado publicitário

O apresentador Marcos Mion em A Fazenda 10 (Foto: Reprodução/Record)
O apresentador Marcos Mion em A Fazenda 10
(Foto: Reprodução/Record)

No ar a quase uma década, o principal reality da Record já viu de tudo, inclusive seu faturamento com despencar nos últimos anos.

Para quem não sabe, o apoio de patrocinadores é fundamental para que qualquer programa se mantenha no ar, por isso, é importante manter uma boa imagem perante as marcas. Mas o sucesso que teve nas primeiras edições chegando a vender mais de 5 cotas de patrocínio, foi caindo a medida que o nível do programa também caia.

Em seu auge, A Fazenda chegou a dar prêmio de 2 milhões de reais ao vencedor, o maior prêmio da TV brasileira, além de um valor extra de 500 mil reais, no entanto, depois do episódio das cusparadas, brigas intensas e de baixo nível, as marcas criaram um receio de associar seus nomes as celebridades barraqueiras da Record.

No auge da crise, o canal da Barra Funda ficou deixou sua principal atração um ano fora do ar. Chegou-se a cogitar que seria o fim do reality, mas numa última tentativa, resolveram dar uma nova chance, numa nova sede, bem menor do que a tradicional para diminuir os custos. A ida de Roberto Justus, em grande parte, foi uma tentativa de que o publicitário trouxesse mais investimento para a atração, mas o apresentador não agradou o público, sendo duramente criticado. 

Marcos Mion em A Fazenda (Foto: Divulgação)
Marcos Mion em A Fazenda (Foto: Divulgação)

Originalmente lançada por Brito Júnior, com passagens de Rodrigo Faro e Roberto Justus na apresentação, este ano, resolveram dar uma chance a Marcos Mion. Ele, aliás, sempre teve grande afinidade com o formato ao fazer seu tradicional Vale a Pena Ver Direito. Não dá para dizer que foi uma surpresa, já que essa solução parecia óbvia para todos, menos para Record. Mion foi divertido, se emocionou, comandou como ninguém e deu uma pitada de humor numa das edições mais pesadas de todos os tempos. Seu comando foi excelente, e conseguiu se diferenciar de qualquer outro apresentador de realities desse gênero, imprimindo marca própria.

Mion não só conquistou o público e a crítica, como também reconquistou os anunciantes. Antes da estreia, o ex-Legendários foi a agências de publicidade para limpar a reputação do programa e usou sua credibilidade para tal. Conseguiu. Venderam várias cotas de patrocínio em sua décima temporada, e ontem na final, tiveram várias ações de merchandising, coisa que não se via há muito tempo. A emissora, aliás, deve impedir a possível ida dele para a Globo, seria um grande desfalque em seu elenco. 

Agora é esperar que todo esforço de Mion tenha valido a pena, e mesmo com tantos barracos e duas expulsões, A Fazenda tenha vida longa na Record.

Por: Maurício Freitas

Contato: mauriciotvfoco@gmail.com

As opiniões aqui retratadas não refletem a posição do TV Foco e são de total responsabilidade de seu idealizador!