4 dicas para não surtar quando estiver desempregado

Dicas

Manter a cabeça e o corpo ocupados durante essa fase é fundamente para não deixar o desânimo e pensamento negativos surgirem. Enquanto a nova colocação no mercado não aparece, é preciso manter o físico, o emocional, o espiritual e o mental em sintonia e sob controle.

tv catia fonseca 4 dicas para quem está desempregado homem sentado

Ser útil ou desenvolver alguma atividade de que gostamos é importante para perceber que temos um lugar no mundo. Como mudar o mercado não está sob o nosso controle, precisamos pensar em algumas atitudes para ocupar a cabeça e dar sentido ao cotidiano. Quando ficamos desempregados, a vida, que antes tinha uma rotina, muda completamente. Por isso, é importante que se monte uma nova rotina enquanto essa fase está passando.

VEJA TAMBÉM: Os introvertidos são desmotivados? com Fredy Figner

Cuidando do físico: ficar em casa todos os dias, assistindo à televisão, jogado no sofá e comendo sem parar, não vai ajudar o corpo e a mente a ficarem mais ativos. Como já sabemos, o exercício físico é necessário para manter-nos ativos. Existem inúmeros deles que podem ser feitos gratuitamente e o mais simples deles é caminhar. Crie a rotina de acordar todos os dias no mesmo horário e caminhar ou correr por, pelo menos, uma hora. O corpo precisa continuar em movimento.

tv catia fonseca 4 dicas para quem está desempregado Faça exercícios

Cuidando das emoções: em primeiro lugar, é necessário tirar da cabeça a crença de que se é incompetente ou não se é bom o suficiente. Uma técnica que gosto de realizar ao menos uma vez ao ano é limpar tudo que não serve mais na minha casa. Separe um momento para retirar das profundezas do guarda-roupa tudo aquilo que não presta, que não faz mais sentido. Doe para quem precisa e abra espaço para o novo. Venda aqueles objetos que não façam mais parte do lar. Remexa fotos, cartas e objetos que não pertençam mais a esse momento da vida. Mude os móveis de lugar.



Caso o plano de saúde ainda esteja em vigor, quem sabe pode ser interessante fazer uma terapia ou acupuntura para aliviar o estresse.

Cuidando do espírito: entenda espiritualidade como uma questão atitudinal, ou seja, como a sua vivência com o mundo ao seu redor. Assim, manter-se centrado mesmo em um período de turbulência é essencial. Para isso, durante um tempo, comece a utilizar meditações, músicas new age e mentalizações induzidas. Há vários vídeos no YouTube que podem ser úteis e ajudar. Com essa prática, é possível começar a dormir melhor. Alguns parques oferecem aulas de yoga e outras tantas práticas gratuitas que também servem para esse momento. Outra dica: leia livros que estimulem o pensamento positivo, bem como séries, filmes ou bons artigos.

tv catia fonseca 4 dicas para quem está desempregado Cuide de você mesmo

 

Cuidando da mente: ela é a nossa principal ferramenta para o trabalho. O cérebro humano precisa sempre de estímulos. Não foque somente em notícias negativas sobre crise, corrupção, política ou violência. Muito cuidado para não impregnar a mente com assuntos que não vão contribuir em nada em uma possível recolocação no mercado, além de causar desanimo ou revolta. Monte uma agenda semanal de atividades, como no trabalho, e nada de ficar remoendo o passado.



Siga essas recomendações e supere sem estresses e dificuldades esse momento que será apenas passageiro.

VEJA TAMBÉM: Refluxo tem tratamento: saiba como evitá-lo! – Dr. Eduardo Grecco

 

tv catia fonseca 4 dicas para quem está desempregado Fredy Figner Fredy Figner é psicólogo, treinador e palestrante.

Redes Sociais
Facebook: https://www.facebook.com/fredyfigner